Popularidade VS Ser Bom Artista (Por: Flagelo Urbano aka Sambala)

Não confundamos popularidade com ser bom artista. Algumas vezes ter muita popularidade não quer dizer que somos necessariamente bons artistas. Alguns poucos artistas são populares porque são realmente bons, mas outros são fruto de uma máquina publicitária muito bem articulada, que lhes dá projeção, espaço na mídia e como a mídia faz qualquer sapo virar príncipe, muitos artistas que em bom rigor gozam de uma enorme popularidade não são merecedores nem da metade dos fã que têm.

É verdade que o Lil Wayne é mais popular que o Common ou Oddisee, também é verdade que o Kage one e o JD são mais populares que o Kaita Mayanda ou o Ikonoklasta. É mais verdade ainda que o Big Nelo tem mais fãs que o Kool Klever ou o Sanguinário. Mas a verdade mesmo é que a maior popularidade daqueles (Kage One, JD, Lil Wayne e Big Nelo) em relação a estes ( Kaita Mayanda, Ikonoklasta, Kool Klever e Sanguinário) pode não se dever ao facto de serem melhores. isto é, serem bons artistas. Não está-se a dizer que o Lil Wayne, Kage one, Big Nelo ou JD não sejam bons artistas, nada disso. Estamos a fazer apenas uma comparação, em relação ao número de fãs vs qualidade artística. Porque na verdade o que se tem reparado e com muita tristeza, é que inclusive manos do Rap "alternativo" vangloriam-se por por encherem grandes salas como o Pavilhão da Cidadela, Karl Marx, Coqueiros, etc, etc, e ter uma multidão na praça da independência para o ver acabar todas cópias num só dia.

Verdade seja dita, há artistas que são resultado da propaganda enganadora, de muita publicidade, do falso moralismo, de alguma relação promíscua com alguns sectores da sociedade, da cumplicidade com a lavagem de dinheiro e com a propaganda de partidos e associações políticas. Sabemo-lo muito bem. Mas também sabemos que a fama de outros é resultado de muito trabalho, abnegação e verticalidade.

As vezes é melhor ter 100 fãs que percebem exactamente o que buscas com a tua música, quais são os seus ideais, pessoas que te percebem ou buscam a cada dia te perceber, do que ter 10.000 que não sabem um terço do embuste que é o artista que veneram. Filipe Mukenga, Filipe Nzau, Gabriel Tchiema, Kafala Brothers, Wiza, até mesmo o grande Paulo Flores não são mais populares que a titica ou Nagrelha, que o Presidente Gasolina e o Príncipe Ouro negro ou ainda o Nakobeta e o Pai Diesel. E isso faz deles menos bons? Não, Qualidade e Popularidade não são exactamente a mesma coisa.

Se está sempre na mídia então é bom artista. O pessoal pensa assim. Ledo engano! Na maior parte das vezes não é assim que funciona. hoje não é difícil torna-se uma celebridade, basta fazeres algo incrivelmente idiota e engraçado. O Movimento parece mesmo um bacio, o Mc K tem toda razão do mundo.

Por: Flagelo Urbano aka Sambala

Enviar um comentário

0 Comentários